O rock tem quantas vidas?


foto: www.amazon.com

Se você acha que o rock morreu, saiba que esse comentário não é de hoje. Desde os anos 50, quando ele mal havia nascido, que existe gente falando sobre isso.


O final desta década, época em que o rock estava atingindo muita popularidade, acabou sendo bem conturbado. No final de 1957 Little Richard resolveu largar tudo para ser pastor evangélico, e no ano seguinte, Elvis Presley foi convocado para o exército, e Jerry Lee Lewis tinha se dado muito mal com a repercussão do seu casamento com sua prima teenager.


Mas 1959 prometia! No início do ano organizou-se a "The Winter Dance Party Tour", turnê que passaria por várias cidades americanas em um total de 24 dias, e contou com vários astros do rock n roll da época. Das atrações principais, três merecem destaque: Buddy Holy, um texano com apenas 22 anos de vida, que estava se tornando o próximo grande estouro da América, compondo, gravando e produzindo seus próprios albuns; O cantor e DJ J. P. "The Big Bopper" Richardson, conhecido por quebrar o recorde de transmissão ininterrupta, permanecendo no ar por 5 dias seguidos; e a jovem promessa de 17 anos, Ritchie Valens, o primeiro astro chicano do rock, famoso por sua versão da canção folclórica mexicana "La Bamba".


O problema da tour é que a logística não estava nada fácil. Eram muitos shows para poucos dias, e a correria de uma cidade para outra era grande. E pra piorar, o sistema de aquecimento do ônibus que levava os músicos quebrou, o que tornava a viagem mais complicada ainda, uma vez que o inverno castigava os Estados Unidos naquela época. Foi daí que Buddy Holy resolveu fretar um avião para ele e mais duas pessoas, que sairia da cidade de Clear Lake, no Iowa, na noite de 02 de fevereiro em direção a Moorhead, em Minnesota, local do próximo show.


A princípio, dois músicos de Buddy Holy iriam com ele, mas J.P. Richardson pediu para embarcar no lugar de um deles, pois estava gripado demais para seguir viagem no ônibus gelado. Quando viu a cena, Ritchie Valens também pediu um lugar, e acabou disputando a poltrona no cara ou coroa. Valens venceu. O avião decolou já no início da madrugada do dia 3, mas nunca chegou ao seu destino. Por conta das más condições do tempo, somada à falha do piloto, o avião caiu ao lado de uma plantação de milho, situada a apenas 8 quilômetros do aeroporto de Clear Lake. Não houve sobreviventes. O acontecimento marcou o fim da fase inicial do rock n roll, e a comoção foi tanta que a data ficou conhecida como "The Day the Music Die", e foi eternizado na canção de 1971 "American Pie" de Don McLean.


Vale lembrar que Buddy Holy teve influência direta na próxima fase roqueira que viria a partir do início dos anos 60, a "Invasão Britânica", encabeçada por bandas como os Beatles, os Stones, e o The Who, mas essa é outra história...


Pra saber mais sobre o acidente, vale assistir "La Bamba", filme de 1987 do diretor Luis Valdez, que conta a história de Ritchie Valens.


Até a próxima!

#buddyholy #ritchievalens #thebigbooper #sustenido

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon