Os piratas oficiais


Sempre existiram pessoas que gostam não só de ter os discos das suas bandas favoritas, como também de colecionar gravações não-oficiais de shows dos artistas. Beatles e Elvis, por exemplo, tinham dúzias de vinis piratas prensados na Europa e Estados Unidos, sendo comercializados por aí, e um grande público buscando estes discos.


Com a popularização dos CDs no inicio dos anos 90, os piratas passaram a entrar nesta mídia também. Se você quisesse um show do Iron Maiden, por exemplo, poderia encontrar nas lojinhas de ramo, um cd provavelmente produzido na Itália, a grande fornecedora da época, com uma gravação de algum show da banda, seja ele captado através de um gravador que alguém levou escondido para o show, ou algum áudio “vazado” da mesa de som. Por ser uma gravação de menor qualidade, e por não ganhar nada com isso, os artistas começaram a ficar cabreiros.


Daí o Pearl Jam resolveu juntar o útil ao agradável. Com o intuito de diminuir a quantidade de gravações de baixa qualidade dos seus shows, satisfazer os fãs e ganhar uma graninha, para a tour do ano 2000, a banda resolveu lançar TODOS os seus shows em cd, série conhecida como Official Bootlegs! Mandou para as lojas as gravações dos seus 25 shows europeus ao mesmo tempo, e na sequencia, mais 47 shows em solo americano, totalizando 71 discos duplos e mais um triplo. Vendeu muito bem, e ainda bateu o recorde da Billboard 200 por ter 7 álbuns na parada ao mesmo tempo.


Para o tour seguinte, no ano de 2003, o Pearl Jam novamente lançou todos os shows em cd, mas em um primeiro momento, a comercialização era feita apenas por encomenda no site da banda. Depois, os caras lançaram apenas alguns dos shows nas lojas, só os que acabaram se destacando mais. Neste ano, a tour passou pela Austrália, Japão e Estados Unidos. Já a tour que começou em 2005 e terminou em 2006 foi mundial, e os lançamentos foram feitos apenas em mp3, mais umas vez com a venda feita somente pelo site. A partir de 2008, a venda através do download continuou, mas os caras voltaram a fazer a venda dos cds sob encomenda.


Moral da história: se você foi no show do Pearl Jam e gostou, entre no site dos caras e encomende o seu cd, ou compre seu download!


Até mais!


#pearljam #sustenido

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon