El grupo brasileño más argentino


foto: capa do disco "Paralamas", gravado em espanhol

Você conhece algum grupo musical argentino? Vou te contar que eles conhecem os brasileiros. E tem um carinho especial por um deles.


No final dos anos 80, os Paralamas fizeram uma turnê pela América do Sul e começaram a marcar presença em território argentino, conhecendo as bandas de lá e promovendo alguns intercâmbios. Em 88, lançaram “Bora Bora”, onde pode se ouvir a faixa “Quase um segundo”, com o arranjo de piano feito pelo músico portenho Charly Garcia.


A banda de Hebert, Bi e Barone, entrou em uma fase mais experimental a partir do disco “Os Grãos” em 91, mas continuou dando espaço aos argentinos, gravando uma versão para “Trac Trac” do mestre Fito Páez. Em 92 a banda se lança de vez no mercado exterior, com sua coletânea “Paralamas” só com versões de suas musicas cantadas em espanhol. Viraram queridinhos na Argentina. Shows lotados e ótimas vendas por lá.


Para o disco seguinte “Severino”, a banda foi mais longe, pois o álbum conta com a música “El Vampiro Bajo el Sol”, parceria de Hebert Vianna e Fito Páez, cantada em espanhol, e que conta com a participação de Brian May, do Queen. Fora que a banda preparou uma versão especial do disco para o mercado latino, intitulado “Dos Margaritas”. Duas das faixas preparadas para esta versão em espanhol aparecem como um bônus na versão brasileira. Na época, Hebert comentou que a barreira dos brasileiros contra a música dos nossos países vizinhos precisava ser quebrada, e que continuaria lançando musicas em espanhol para as versões nacionais dos seus discos.


Após o estrondoso sucesso de “Vamo Batê Lata”, disco ao vivo que vendeu quase 1 milhão de cópias, veio “Nove Luas”, álbum de 96 que tinha a versão paralâmica de um dos maiores clássicos do rock latino, “De Música Ligeira”. Essa música foi composta originalmente pelos argentinos do Soda Stereo, e posteriormente ainda ganhou um versão do Capital Inicial, mas com o título de “À sua maneira”.


E agora? Conhece rock argentino?


Até a próxima!

#paralamasdosucesso #charlygarcia #fitopaez #sodastereo #capitalinicial

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon