A banda invisível


foto: divulgação

O Pearl Jam estourou rápido. Na verdade o primeiro disco começou vendendo devagar, mas em um determinado momento em 1992, as vendas começaram a aumentar e os olhinhos da gravadora começaram a brilhar. “Vamos lançar mais um single aqui”, “vamos gravar mais um clipe ali”... A banda não estava gostando nada disso. Queriam administrar a própria carreira e abriram uma enorme exceção ao produzirem o premiado vídeo de “Jeremy”. Lutaram até o fim para não terem que lançar “Black” como um single, como estava sendo solicitado pela gravadora. Eles simplesmente não queriam aparecer. Queriam que as musicas vencessem por si só.


O segundo disco da banda veio com o sugestivo título “Vs.”, em 1993, e o álbum bateu recordes de vendas na primeira semana. Não fizeram nenhum clipe para este álbum e no final da turnê ainda arrumaram briga com a Ticketmaster, a major americana responsável pela venda de ingressos para shows, pois não concordavam com as altas taxas que seus fãs estavam pagando ao comprar os seus tickets, o que fez com que a turnê acabasse mais cedo. Somado a tudo isso, em abril de 94, Kurt Kobain, o líder do Nirvana se suicidou, servindo de alerta sobre como estava sendo difícil lidar com o sucesso estrondoso que as bandas de Seattle estavam atravessando naquele momento.


No fim de 1994, veio o terceiro disco “Vitalogy”, e mais uma vez, mesmo sem clipes, quase sem shows e sem espaço para a imprensa, o disco explodiu em vendas nas primeiras semanas. A turnê teve pouquíssimos shows nos Estados Unidos, apenas em lugares que não tinham contrato com a Ticketmaster, e o tempo livre fez com que a banda tocasse mais na Asia e Austrália. Em 96 os caras ficaram mais tempo na Europa e em 97 praticamente não fizeram shows. Só retomaram o ritmo inicial a partir de 98, quando fizeram as pazes com a empresa. Foi também em 98 que os caras fizeram o seu primeiro videoclipe desde 92. “Do The Evolution” foi a canção escolhida.


Foram anos escondidos, e mesmo assim o público continuou fiel. Foi o anti-marketing mais bem feito da história!


Até a próxima!

#pearljam #sustenido

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon