O operário do novo rock nacional


Sabe o que os discos que a parecem na foto aí em cima têm em comum? Todos eles passaram pelas mãos de Rafael Ramos, produtor que tornou-se importantíssimo para os últimos 15 anos do rock Brasil.


Esqueça que ele fez parte de uma banda chamada Baba Cósmica, banda de rock adolescente que rodou o Brasil e tocou muito na MTV nos anos 90. Esqueça que ele apresentou um game show na TV ao lado de Adriane Galisteu. E Esqueça que ele usou o pseudônimo de Azeitona para ser baterista da banda hardcore Jason. O que ele fez de bom mesmo foi produzir alguns dos grandes discos brasileiros de rock dos últimos anos.


Tudo começou na adolescência, onde o fato de ser filho do diretor artístico da EMI na época, João Augusto, fez com que fitas das novas bandas nacionais caíssem em suas mãos. Foi o caso da demo dos Raimundos. Rafael insistiu, mas o pai não contratou a banda. Após o estouro do grupo, João achou melhor prestar mais atenção nos conselhos do filho, e foi nesse momento que a fita dos Mamonas Assassinas apareceu e o pai resolveu apostar no faro de Rafael. 3 milhões de copias vendidas!


De descobridor de talentos para produtor, foi um pulo. E acabou trabalhando com grandes bandas nacionais: Los Hermanos, Inocentes, Matanza, Pitty, Ultraje a Rigor, Cachorro Grande, Capital Inicial, Raimundos, Móveis Coloniais de Acajú, Leoni, Daed Fish, Titãs, NX Zero, etc, etc... E quer saber saber se deu certo? “Los Hermanos” (1999) e “18 Anos Sem Tirar”(1999) do Ultraje, foram disco de ouro, “Admirável Chip Novo” (2003), “Anacrônico” (2005) e “Chiaroscuro” (2009), todos da Pitty, foram platina! “(Des)Concerto ao Vivo (2007) também da cantora baiana, “Cinema” (2009) do Cachorro Grande, “Animal Nacional” (2013) do Vespas Mandarinas e “Nheengatu” (2014) dos Titãs foram todos indicados ao Grammy Latino.


E pra quem pensa que o cara tem a mão pesada, Rafael também produziu dois discos do João Donato, mestre da MPB e da Bossa Nova: “Ê Lalá Lay-ê” (2001) e “Managarroba” (2002). Ficamos aguardando para que mais e mais bons discos saiam dessa fábrica!


Até a próxima!

#rafaelramos #cachorrogrande #pitty #loshermanos #titãs #vespasmandarinas

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon