Domesticando o rock


foto: reprodução

Aparecer na TV é um marco na carreira de muitos artistas, haja visto a importância que a MTV teve em promover um zilhão de artistas em todo o mundo. Até o Chacrinha teve a sua parcela de culpa na divulgação de toda uma geração de artistas brazucas nos anos 80.


Nos Estados Unidos, existia um cara chamado Ed Sullivan, que manteve um programa na rede de TV CBS todos os domingos de 1948 até 1971, o “The Ed Sullivan Show”. Muitos dos mais importantes artistas da história passaram por lá: Beatles, Rolling Stones, Jackson Five, Elvis Presley, James Brown, Louis Armstrong, B. B. King, Marvin Gaye, Janis Joplin, etc, etc etc...


Quando os Beatles foram para a América a primeira vez, fizeram uma parada obrigatória no programa, e aparição de John, Paul, George e Ringo na TV estabeleceu o recorde de audiência da televisão americana até aquele momento. A hora em que foram anunciados ao palco, a gritaria era tanta que mal se ouvia o nome da banda. Era a Beatlemania.


E tratava-se de um programa de família. Os Rolling Stones tiveram que se encaixar nos padrões da TV, e foram instruídos pela produção da CBS a alterar a letra de uma de suas canções. Durante a apresentação, pode-se ver Mick Jagger enrolar a língua para ao invés de cantar “Let´s Spend a Night Together” ter que dizer “Let´s Spend Some Time Togheter”. Um absurdo dizer na TV que você queria passar a noite com alguém!


Já Jim Morrison não se intimidou, e após ser notificado que não poderia cantar versos sobre drogas, subiu ao palco com os Doors e enquanto tocavam “Light My Fire”, chegou bem perto da câmera e gritou a plenos pulmões “Girl, we couldn't get much HI-GHER”.


Quer saber mais? Assista “The Beatles: The First U.S. Visit”, e o divertidíssimo “Febre de Juventude”, filme do diretor Robert Zemeckis sobre a Beatlemania na América. Tem também vários DVDs de apresentações de artistas no Ed Sullivan, como este aqui!


Até a próxima!

#edsullivan #thebeatles #thedoors #rollingstones

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon