18 anos da Popmart no Brasil

Foto: http://www.atelierone.com/
As vendas para os ingressos da primeira turnê do U2 no Brasil começaram após o Natal de 1997. Naquela época ainda não existia essa história de comprar pela internet, ou seja, quem quisesse ir ao show, ia ter que enfrentar fila mesmo! Quem comprava a entrada inteira, não teve grandes dificuldades, mas os pobres estudantes enfrentaram um dia inteiro de fila, com chuva sol e muito calor para poder garantir o seu ingresso. O U2 passou pelo Rio no dia 27 de janeiro de 1998, e em São Paulo nos dias 30 e 31 do mesmo mês, exatos 18 anos atrás.
Era a turnê Popmart, com o palco mais extravagante que se teve notícia até então. Um telão gigantesco tomava todo o fundo do palco, Um arco de 30 metros de altura lembrava o logotipo do McDonalds, um limão móvel gigante em um canto do palco, e um segundo palco menor e mais perto da galera formavam o cenário do show. O figurino também era peculiar, com o Bono entrando no palco vestido de boxeador, o The Edge de cowboy e o Adam Clayton de máscara e capacete. Larry Mullen foi vestido de baterista mesmo.
Originalmente, o show do Rio era pra ser no Maracanã, mas em cima da hora o show foi alterado para o Autódromo de Jacarepaguá sob a justificativa de que toda a parafernália da banda não passava pelos portões, mas depois apareceu uma história que a organização no Rio mudou o local para economizar uma grana. O U2 ficou bem irritado com a troca, e a cidade simplesmente parou no dia show, com relatos de pessoas que nem conseguiram chegar ao autódromo.
Já em São Paulo não houve grandes problemas e os shows foram incríveis! Tudo funcionou bem e o set list foi impecável, mesclando canções do novo disco com os grandes clássicos da banda. Valeu a pena a luta pelo ingresso!
Até a próxima!