Abaixo as guitarras!


Nós adoramos uma manifestação! Todo mundo tem seus motivos para ir as ruas e se manifestar contra o que não julga certo, e isso faz parte da história do Brasil. Mas em 17 de julho de 1967, em meio a ditadura em que o pais atravessava, organizou-se um passeata no mínimo curiosa.


Naquela noite de segunda feira, Elis Regina, Jair Rodrigues, Gilberto Gil, MPB-4, Edu Lobo, Geraldo Vandré, e outros músicos da época, foram às ruas de São Paulo acompanhados de um grupo grande de pessoas, protestar contra a guitarra elétrica! O grupo julgava que a invasão deste instrumento poderia acabar com a música brasileira e que poderia trazer para o Brasil um monte de “lixo americano”. O slogan era “Defender o que é nosso”, e os gritos eram “Abaixo a guitarra elétrica!”.


Existe a versão de que a passeata havia sido organizada pela TV Record, para promover o programa “O Fino da Bossa”, apresentado por Elis e Jair Rodrigues, e que vinha perdendo espaço para a “Jovem Guarda” de Roberto Carlos.


Pouco tempo depois, a tal da passeata já se mostrou desnecessária, com muitos de seus simpatizantes mudando de lado. Em outubro, no III Festival de música da mesma TV Record, tivemos algumas apresentações de destaque que mudaram o rumo da música popular brasileira, mas dois dos artistas que se apresentaram traziam a tal da guitarra como um dos elementos principais do palco. O primeiro foi Caetano Veloso, que se apresentou ao lado de uma banda de rock formada por músicos argentinos, os Beat Boys, interpretando a música “Alegria, alegria”, e o segundo foi Gilberto Gil, que chamou Os Mutantes para acompanhá-lo na canção “Domingo no Parque”. Os dois foram ovacionados pelo público e conquistaram o 4º e o 2º lugar respectivamente.


Vale lembrar que alguns dos discos mais importantes da história do rock foram lançados justamente em 1967. “Are You Experienced” do Jimi Hendrix Experience, “Velvet Underground & Nico” do Velvet Underground, The Piper At The Gates of Down” do Pink Floyd, “The Doors” disco de estreia dos Doors, e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles. Ainda bem que a guitarra venceu!


Até a próxima!

#caetanoveloso #gilbertogil #elisregina #jairrodrigues #ritalee #mutantes

sustenido: 

 

Rock e afins meio tom acima! Histórias, dicas, sugestões, informação sobre todas as vertentes desse ritmo que nos une.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black RSS Icon
siga o sustenido: 
posts recentes: 
 procurar por tags: 
Nenhum tag.

© 2016 por sustenido. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
  • White RSS Icon